Esse relato de experiência tem como tema: a importância do uso de tirinhas na alfabetização, sobretudo no 1º ano do Ensino Fundamental. Tivemos como ponto de partida os estudos teóricos e a aplicação em uma turma de alfabetização (1º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental). Estudamos obras como Soares (2020), Santos e Pereira (2013) e Catunda (2018), buscando identificar estratégias de leitura e de produção textual por meio do uso de retextualização com tirinhas. Essa experiência foi realizada durante as atividades do Programa Residência Pedagógica do curso de Pedagogia, projeto este que se desenvolve dentro do âmbito da Universidade Estadual de Maringá, Campus Regional de Cianorte-PR no momento em que observamos uma sala de aula. Segundo Soares (2020), embora haja consenso sobre a importância de estratégias de leitura e de produção textual em turmas de alfabetização, na prática, esses processos não ocorrem. Em um estudo feito por Catunda (2018), sobre as histórias em quadrinhos (tirinhas) no processo de alfabetização, foi constatado que a criança que ainda não sabe ler é capaz de identificar uma tirinha por meio dos elementos específicos dessa linguagem (quadros em sequência e desenhos dos personagens). Conclui-se que o uso de tirinhas no processo de alfabetização oferece um método estimulante e eficaz para o desenvolvimento das habilidades de leitura, interpretação e produção textual. Através dessa abordagem, as crianças são incentivadas a explorar sua imaginação, desenvolver suas capacidades narrativas e aprimorar suas habilidades linguísticas.