O artigo intitulado "Os desafios enfrentados pelos alunos de classes multisseriadas: relato de experiência a partir do PIBID/UEPA na Amazônia Paraense" visa abordar as complexidades vivenciadas por estudantes inseridos em ambientes de salas de aula multisseriadas, particularmente na região da Amazônia Paraense. Ao observar essa modalidade de ensino, o estudo objetiva compreender os desafios enfrentados pelos alunos da multisserie, sob o olhar dos acadêmicos do PIBID. O texto tem sua base na experiência das acadêmicas da Universidade Pública do Estado do Pará (UEPA), participantes do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência. A questão problema que norteou nosso estudo, partiu da pergunta: Quais os desafios enfrentados pelos alunos das classes multisseriadas numa escola pública da zona rural no Município de Igarapé-Açu/Pa? Metodologicamente foi feito um levantamento bibliográfico sobre o tema, seguido de observações em sala de aula acerca dos desafios dos alunos de uma turma multisseriada, sob o olhar dos acadêmicos do PIBID. Na estrutura do artigo, trazemos inicialmente um breve olhar sobre a multisserie, em seguida analisamos sobre o comprometimento dos professores ao atuarem neste contexto e depois os resultados. Concluímos que os desafios são enormes para os alunos que frequentam uma turma multisseriada na zona rural, mas que não tem impedido que estes frequentem a escola com garra, com vontade e desejo de mudar o futuro a partir da educação.