Este relato de experiência aborda o uso do diário de bordo enquanto ferramenta de registro das vivências de integrantes do Projeto de Extensão Movimenta vinculado à Universidade Federal do Rio Grande. Dentre os dados obtidos, foi possível agrupar uma ampla gama de relatos, os quais foram organizados em um total de 07 (sete) categorias. São elas: Organização do projeto; Oficinas; Trocas nas reuniões; Aproximações com a escola; Desafios; Desafios superados; Momentos com as crianças; Pontos importantes do projeto Movimenta e Atuação do/a Professor/a de Educação Física na Educação Infantil. Considerando o alto volume de resultados a serem discutidos, este trabalho conta com o recorte e enfoque apenas na categoria Oficinas. A partir disso, observou-se a satisfação dos extensionistas em ministrar os eventos, junto ao favorecimento destas vivências no processo de formação inicial, proporcionando a troca de conhecimentos entre os extensionistas e professores/as participantes. Por fim, considerou-se de extrema potência o uso do diário de bordo para evidenciar tais vivências e trocas no processo de formação inicial e continuada.