O relato de experiência consiste na utilização de modelos táteis para o ensino-aprendizagem de Ecologia para os alunos deficientes visuais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM. Os modelos de ecossistemas amazônicos foram desenvolvidos a partir de uma abordagem multidisciplinar ancorada na Aprendizagem Baseada em Projetos - ABP e na Cultura Maker. A experiência obtida neste projeto proporcionou uma visão abrangente e inspiradora a cerca da importância da integração da Cultura Maker com o desenvolvimento de modelos didáticos para a educação inclusiva, além de proporcionar aos licenciandos em Ciências Biológicas, Química, Física e Matemática do IFAM-CMC a interação multidisciplinar no processo inventivo de soluções para os desafios da carreira docente. O desenvolvimento de soluções provenientes da Cultura Maker voltadas à educação inclusiva representa uma abordagem inovadora que deve ser multiplicada com vista à acessibilidade e inclusão de alunos deficientes no processo de ensino-aprendizagem. Por fim, esperamos que esta experiência inspire outros educadores a explorar abordagens semelhantes em busca de uma educação mais envolvente e significativa.