TIGRE, Diana Martins. Financiamento do pibid: a formação docente em foco. Anais do IX ENALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/104347>. Acesso em: 21/11/2024 13:33
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é uma ação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com finalidade de estimular a formação de professores para a educação básica em nível superior, tomando a iniciação à docência, o reconhecimento do contexto escolar e a articulação teoria e prática como fundamentos para tal qualificação. Financiado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a partir da concessão de bolsas e criado em 2007, passou nos últimos anos por inúmeras mudanças, o tempo para a sua execução, que era de um (1) ano, por exemplo, passou a ser prorrogado por mais um (1), em 2007, e em 2013, para quarenta e oito meses (48 meses), chegando ao atual período de dezoito meses (18), nos editais de 2018 à 2022. Contudo, esse cenário também registrou outras alterações entre elas as que caracterizam seu aporte financeiro: recurso disponibilizado para a execução do edital, número de instituições a serem contempladas, valor concedido por bolsa e verba de custeio. Desse modo, o artigo em tela apresenta o resultado de uma análise do financiamento do programa a partir do estudo dos oito (8) editais da Capes de 2007 a 2022. Trata-se de um recorte de um estudo de âmbito maior sobre o programa, que entende a importância do financiamento para viabilizar as ações previstas e alcançar suas finalidades. Subentende-se que uma formação de professores sólida precisa de investimentos a fim de possibilitar aquisição de novos conhecimentos e ricas e inovadoras experiências.