SOUSA, Carolina Ivo E et al.. . Anais do IX ENALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/104657>. Acesso em: 25/11/2024 00:17
O Projeto “Clube de Matemática” é uma iniciativa que desenvolvemos a partir de um período de observação da realidade escolar e das necessidades vivenciadas pelos seus alunos, buscando entender as principais dificuldades dos alunos com a matemática e com a finalidade de mostrar a matemática no dia-a-dia enquanto revisamos assuntos aprendidos durante o ano escolar no Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Para a promoção deste trabalho, organizamos e decidimos trabalhar com uma abordagem inclusiva a fim de que possamos trabalhar de forma significativa com todos os alunos. Um ponto importante para o desenvolvimento deste projeto é a utilização do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA), o envolvimento da professora da rede municipal de Goiânia e as atividades realizadas pelo PIBID. Além disso, o projeto utiliza o conceito do Clube de Matemática. Como resultados preliminares, o "Clube de Matemática" tem trazido uma outra visão da matemática para os alunos, com potencial de quebrar alguns estigmas e preconceitos por parte deles e desenvolver uma curiosidade acerca do assunto. Assim, este artigo representa as realidades e os desafios encontrados, após estudos e aplicação do projeto, transformando a maneira e na tentativa de solucionar os maus olhares para a matemática dos alunos.