No contexto educacional atual, o ensino tradicional tem sido alvo de críticas, uma vez que coloca o aluno em um papel passivo, priorizando a memorização de conceitos em detrimento da compreensão profunda. Neste contexto, esta pesquisa visa explorar alternativas à educação tradicional, com foco na aplicação da ludicidade como ferramenta pedagógica no ensino de Biologia. A justificativa está implicitamente ligada à necessidade de repensar as práticas de ensino, tornando-as mais motivadoras e eficazes. Visto que, a motivação dos alunos é um fator crítico para a aprendizagem lúdica e significativa. Portanto, o objetivo deste trabalho é apresentar as contribuições da aplicação de um jogo de tabuleiro como recurso pedagógico para ensinar ciclos biogeoquímicos de forma lúdica e interativa. A pesquisa foi realizada em uma instituição de ensino, o Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas da UFRPE (CODAI), com turmas do ensino médio e do novo ensino médio. A técnica de observação participante foi empregada para coletar dados, permitindo ao pesquisador envolver-se ativamente na atividade enquanto registrava informações. Os resultados desta pesquisa indicaram que a ludicidade, por meio do jogo de tabuleiro, teve um impacto positivo no processo de ensino aprendizagem. Nesse sentido, os alunos demonstraram maior engajamento e participação ativa na atividade em comparação com aulas expositivas tradicionais, além da competição saudável entre os participantes que estimulou o interesse pelo conteúdo, tornando o aprendizado mais dinâmico. Assim, este estudo destaca a necessidade de repensar as práticas pedagógicas, especialmente no que diz respeito ao ensino de Biologia.