Neste trabalho, relatamos as experiências de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, além de analisar, a partir das observações feitas em sala de aula de uma escola do Ensino Médio, a carência na preparação dos alunos para a realização de exames e vestibulares que os insere na universidade. Nossa investigação pauta-se, tendo em vista a importância da educação como ferramenta de formação humana, com ênfase na transformação social e no exercício da liberdade de pensamento, em refletir acerca dessa carência, que tanto assola, ainda, os estudantes (Freire, 1996). Nesse sentido, observamos algumas aulas dos professores da escola e aplicamos questionários com perguntas simples e objetivas direcionadas ao corpo discente da escola, a fim de compreender melhor nossas inquietações acerca da carência de informações voltadas ao Nível Superior que afeta a maioria dos estudantes. De maneira prática, indagamos e ouvimos alguns alunos sobre a inserção no meio acadêmico, e muito nos impactou o desconhecimento acerca dos meios de inserção, como o ENEM e o vestibular da UECE. Ao analisar os resultados, observamos que os alunos possuíam contato escasso com orientações dos possíveis procedimentos que os vestibulandos devem realizar. Assim, por não conhecerem exames e vestibulares que proporcionam a entrada na universidade, os alunos da escola apresentam baixas perspectivas de futuro e melhoria da situação de vulnerabilidade. Por fim, podemos dizer que a experiência foi produtiva, uma vez que permitiu que tivéssemos um contato prévio com o ambiente de ensino, além de usarmos dessa prática para entender e sentir a escola. Mas, há necessidade de se oferecer maiores estímulos aos discentes por parte da equipe pedagógica da escola, visando a melhoria da qualidade de vida dos jovens através do ensino superior.