O presente texto aborda um relato de experiência vivenciado por graduandos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Uberlândia no Programa de Residência Pedagógica. Esse relato tem como objetivo trazer reflexões sobre o cenário atual da educação no Brasil, levando em consideração um contexto após a pandemia de COVID-19 e a implementação do Novo Ensino Médio nas escolas públicas do país. Como metodologia foi aplicado um questionário para alunos do terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual do Parque São Jorge em Uberlândia - MG e com base nas respostas pôde-se constatar que eles estão insatisfeitos com as condições de ensino atuais. O texto argumenta que as decisões pertinentes à educação tomadas por aqueles que não vivenciam dela, assim como as más condições de trabalho dos professores, impactam na educação dos estudantes, bem como em seu psicológico. Conclui-se que, apesar das dificuldades, a experiência de estar em sala de aula proporcionada pela Residência Pedagógica motiva aqueles que se identificam com a profissão a continuarem na luta por melhores condições de ensino e bem estar dos alunos.