Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E SUA CONTRIBUIÇÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 105071
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2768
    "inscrito_id" => 7376
    "titulo" => "DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E SUA CONTRIBUIÇÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "resumo" => "A educação e o processo de aprendizagem sofreram alterações significativas após período de pandemia , possibilitando não somente novas formas de ensinar, outrossim, outras maneiras de aprender e se trabalhar o conteúdo em sala de aula. A Metodologia ativa de aprendizagem baseada em projetos é importante para que os alunos se tornem protagonistas na sua forma de aprender e aumentar seu conhecimento de mundo. Diante do exposto , este relato tem por objetivo destacar os projetos realizados no contexto de Residência Pedagógica de Educação Física em uma escola de tempo integral, com turmas do Ensino Médio. Foi possível com a aplicação dessa metodologia identificar resultados significativos , que permitiram aos alunos uma melhor compreensão os conteúdos, aumentando suas características e perspectivas critica emancipatória diante das temáticas abordadas. Ademais, a intervenção promoveu a interdisciplinaridade e transversalidade contemplada nos projetos, no qual, integrou Educação Física, cultura histórica e estratégias para adquirir inteligência emocional, respectivamente, corroborando com a premissa da BNCC que nos norteia para a formação de cidadãos críticos através de temáticas e vivências como elemento e aquisição de saberes."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID7376_TB2768_20112023124828.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAYNARA DOS SANTOS BRITO"
    "autor_nome_curto" => "THAYNARA"
    "autor_email" => "thayh.nara1928@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 105071
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2768
    "inscrito_id" => 7376
    "titulo" => "DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E SUA CONTRIBUIÇÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "resumo" => "A educação e o processo de aprendizagem sofreram alterações significativas após período de pandemia , possibilitando não somente novas formas de ensinar, outrossim, outras maneiras de aprender e se trabalhar o conteúdo em sala de aula. A Metodologia ativa de aprendizagem baseada em projetos é importante para que os alunos se tornem protagonistas na sua forma de aprender e aumentar seu conhecimento de mundo. Diante do exposto , este relato tem por objetivo destacar os projetos realizados no contexto de Residência Pedagógica de Educação Física em uma escola de tempo integral, com turmas do Ensino Médio. Foi possível com a aplicação dessa metodologia identificar resultados significativos , que permitiram aos alunos uma melhor compreensão os conteúdos, aumentando suas características e perspectivas critica emancipatória diante das temáticas abordadas. Ademais, a intervenção promoveu a interdisciplinaridade e transversalidade contemplada nos projetos, no qual, integrou Educação Física, cultura histórica e estratégias para adquirir inteligência emocional, respectivamente, corroborando com a premissa da BNCC que nos norteia para a formação de cidadãos críticos através de temáticas e vivências como elemento e aquisição de saberes."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID7376_TB2768_20112023124828.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAYNARA DOS SANTOS BRITO"
    "autor_nome_curto" => "THAYNARA"
    "autor_email" => "thayh.nara1928@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

A educação e o processo de aprendizagem sofreram alterações significativas após período de pandemia , possibilitando não somente novas formas de ensinar, outrossim, outras maneiras de aprender e se trabalhar o conteúdo em sala de aula. A Metodologia ativa de aprendizagem baseada em projetos é importante para que os alunos se tornem protagonistas na sua forma de aprender e aumentar seu conhecimento de mundo. Diante do exposto , este relato tem por objetivo destacar os projetos realizados no contexto de Residência Pedagógica de Educação Física em uma escola de tempo integral, com turmas do Ensino Médio. Foi possível com a aplicação dessa metodologia identificar resultados significativos , que permitiram aos alunos uma melhor compreensão os conteúdos, aumentando suas características e perspectivas critica emancipatória diante das temáticas abordadas. Ademais, a intervenção promoveu a interdisciplinaridade e transversalidade contemplada nos projetos, no qual, integrou Educação Física, cultura histórica e estratégias para adquirir inteligência emocional, respectivamente, corroborando com a premissa da BNCC que nos norteia para a formação de cidadãos críticos através de temáticas e vivências como elemento e aquisição de saberes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.