A educação e o processo de aprendizagem sofreram alterações significativas após período de pandemia , possibilitando não somente novas formas de ensinar, outrossim, outras maneiras de aprender e se trabalhar o conteúdo em sala de aula. A Metodologia ativa de aprendizagem baseada em projetos é importante para que os alunos se tornem protagonistas na sua forma de aprender e aumentar seu conhecimento de mundo. Diante do exposto , este relato tem por objetivo destacar os projetos realizados no contexto de Residência Pedagógica de Educação Física em uma escola de tempo integral, com turmas do Ensino Médio. Foi possível com a aplicação dessa metodologia identificar resultados significativos , que permitiram aos alunos uma melhor compreensão os conteúdos, aumentando suas características e perspectivas critica emancipatória diante das temáticas abordadas. Ademais, a intervenção promoveu a interdisciplinaridade e transversalidade contemplada nos projetos, no qual, integrou Educação Física, cultura histórica e estratégias para adquirir inteligência emocional, respectivamente, corroborando com a premissa da BNCC que nos norteia para a formação de cidadãos críticos através de temáticas e vivências como elemento e aquisição de saberes.