O PIBID UFRA, é destinado aos alunos e alunas do curso de licenciatura em pedagogia tem como titulação do subprojeto “As histórias de nós todos” por círculos de cultura: Experiências teórico-práticas na Educação Básica como provimento da leitura, escrita e gosto pelas histórias (FREIRE, 2015). Logo, o presente trabalho buscou identificar a relevância dos eixos temáticos do PIBID UFRA na inserção de práticas pedagógicas ativas. O estudo, é de cunho qualitativo, a partir de um relato de experiência, contemplando as teorias e práticas vivenciadas e experimentadas no PIBID na UFRA. Os eixos temáticos norteiam as práticas por etapas e com ação e envolvimento, as primeiras vivências, inserimos o eixo 01, com o eu sou o..., eu sou a...,. E o Eixo 02 configurado a partir da escola, as brincadeiras e jogos infantis: As crianças se sentiram livres e atentas para informar e elucidar sobre os seus gostos, sobre as suas brincadeiras preferidas, os brinquedos e os jogos que fazem uso e estão inseridos no seu cotidiano(KISHIMOTO, 2013). Assim, o envolvimento que se apresenta e se organiza com os eixos temáticos mostra a potência e a significância das atividades que o PIBID UFRA propõe e oferece dentro das escolas e que vem possibilitando oportunidades na formação acadêmica e profissional do discente, tendo em vista a interação entre a teoria e prática norteada e adquiridas a partir do PIBID.