A RELEVÂNCIA DOS EIXOS TEMÁTICOS DO PIBID UFRA NA INSERÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ATIVAS
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 104769 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2425 "inscrito_id" => 8610 "titulo" => "A RELEVÂNCIA DOS EIXOS TEMÁTICOS DO PIBID UFRA NA INSERÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ATIVAS" "resumo" => "O PIBID UFRA, é destinado aos alunos e alunas do curso de licenciatura em pedagogia tem como titulação do subprojeto “As histórias de nós todos” por círculos de cultura: Experiências teórico-práticas na Educação Básica como provimento da leitura, escrita e gosto pelas histórias (FREIRE, 2015). Logo, o presente trabalho buscou identificar a relevância dos eixos temáticos do PIBID UFRA na inserção de práticas pedagógicas ativas. O estudo, é de cunho qualitativo, a partir de um relato de experiência, contemplando as teorias e práticas vivenciadas e experimentadas no PIBID na UFRA. Os eixos temáticos norteiam as práticas por etapas e com ação e envolvimento, as primeiras vivências, inserimos o eixo 01, com o eu sou o..., eu sou a...,. E o Eixo 02 configurado a partir da escola, as brincadeiras e jogos infantis: As crianças se sentiram livres e atentas para informar e elucidar sobre os seus gostos, sobre as suas brincadeiras preferidas, os brinquedos e os jogos que fazem uso e estão inseridos no seu cotidiano(KISHIMOTO, 2013). Assim, o envolvimento que se apresenta e se organiza com os eixos temáticos mostra a potência e a significância das atividades que o PIBID UFRA propõe e oferece dentro das escolas e que vem possibilitando oportunidades na formação acadêmica e profissional do discente, tendo em vista a interação entre a teoria e prática norteada e adquiridas a partir do PIBID." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID8610_TB2425_20112023190731.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAROLINE DAS GRAÇAS DOS SANTOS RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "CAROL" "autor_email" => "caroline.san.rib.20@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA (UFRA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 104769 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2425 "inscrito_id" => 8610 "titulo" => "A RELEVÂNCIA DOS EIXOS TEMÁTICOS DO PIBID UFRA NA INSERÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ATIVAS" "resumo" => "O PIBID UFRA, é destinado aos alunos e alunas do curso de licenciatura em pedagogia tem como titulação do subprojeto “As histórias de nós todos” por círculos de cultura: Experiências teórico-práticas na Educação Básica como provimento da leitura, escrita e gosto pelas histórias (FREIRE, 2015). Logo, o presente trabalho buscou identificar a relevância dos eixos temáticos do PIBID UFRA na inserção de práticas pedagógicas ativas. O estudo, é de cunho qualitativo, a partir de um relato de experiência, contemplando as teorias e práticas vivenciadas e experimentadas no PIBID na UFRA. Os eixos temáticos norteiam as práticas por etapas e com ação e envolvimento, as primeiras vivências, inserimos o eixo 01, com o eu sou o..., eu sou a...,. E o Eixo 02 configurado a partir da escola, as brincadeiras e jogos infantis: As crianças se sentiram livres e atentas para informar e elucidar sobre os seus gostos, sobre as suas brincadeiras preferidas, os brinquedos e os jogos que fazem uso e estão inseridos no seu cotidiano(KISHIMOTO, 2013). Assim, o envolvimento que se apresenta e se organiza com os eixos temáticos mostra a potência e a significância das atividades que o PIBID UFRA propõe e oferece dentro das escolas e que vem possibilitando oportunidades na formação acadêmica e profissional do discente, tendo em vista a interação entre a teoria e prática norteada e adquiridas a partir do PIBID." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID8610_TB2425_20112023190731.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAROLINE DAS GRAÇAS DOS SANTOS RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "CAROL" "autor_email" => "caroline.san.rib.20@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA (UFRA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }