Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA FEMININA EM PRÁTICAS DE LABORATÓRIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA POR PIBIDIANA(O)S

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103931
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1485
    "inscrito_id" => 3491
    "titulo" => "DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA FEMININA EM PRÁTICAS DE LABORATÓRIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA POR PIBIDIANA(O)S"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo relatar e discutir sobre uma experiência em sala de aula, mais especificamente, sobre uma atividade realizada na disciplina eletiva de “Práticas de Laboratório” para uma turma do primeiro ano de uma escola pública municipal de Pelotas/RS, parceira do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). A atividade foi planejada após observar uma turma majoritariamente constituída por mulheres (71%). A intencionalidade da proposta era trazer a representatividade feminina em sala de aula. Para isso, foi planejada uma atividade prática com uma dinâmica de Prêmio Nobel de Química em forma de divulgação científica. Ao fim, evidenciou-se a satisfação dos estudantes em realizar a atividade e a importância de trabalhar novas temáticas no Ensino de Química."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID3491_TB1485_17092023122047.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAMILY DA SILVA DOS ANJOS"
    "autor_nome_curto" => "JAMILY"
    "autor_email" => "jamily.mikika.129@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103931
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1485
    "inscrito_id" => 3491
    "titulo" => "DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA FEMININA EM PRÁTICAS DE LABORATÓRIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA POR PIBIDIANA(O)S"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo relatar e discutir sobre uma experiência em sala de aula, mais especificamente, sobre uma atividade realizada na disciplina eletiva de “Práticas de Laboratório” para uma turma do primeiro ano de uma escola pública municipal de Pelotas/RS, parceira do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). A atividade foi planejada após observar uma turma majoritariamente constituída por mulheres (71%). A intencionalidade da proposta era trazer a representatividade feminina em sala de aula. Para isso, foi planejada uma atividade prática com uma dinâmica de Prêmio Nobel de Química em forma de divulgação científica. Ao fim, evidenciou-se a satisfação dos estudantes em realizar a atividade e a importância de trabalhar novas temáticas no Ensino de Química."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID3491_TB1485_17092023122047.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAMILY DA SILVA DOS ANJOS"
    "autor_nome_curto" => "JAMILY"
    "autor_email" => "jamily.mikika.129@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo relatar e discutir sobre uma experiência em sala de aula, mais especificamente, sobre uma atividade realizada na disciplina eletiva de “Práticas de Laboratório” para uma turma do primeiro ano de uma escola pública municipal de Pelotas/RS, parceira do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). A atividade foi planejada após observar uma turma majoritariamente constituída por mulheres (71%). A intencionalidade da proposta era trazer a representatividade feminina em sala de aula. Para isso, foi planejada uma atividade prática com uma dinâmica de Prêmio Nobel de Química em forma de divulgação científica. Ao fim, evidenciou-se a satisfação dos estudantes em realizar a atividade e a importância de trabalhar novas temáticas no Ensino de Química.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.