A defasagem de conhecimentos e a falta de motivação dos alunos do Ensino Médio representam desafios intrínsecos no contexto atual da educação brasileira, os quais necessitam ser estudados. Diante dessa realidade, é essencial trazer essa problemática para o âmbito acadêmico, com o propósito de capacitar os futuros educadores a lidar com tais situações. O presente trabalho se concentra na aplicação da metodologia DICUMBA (Desenvolvimento Cognitivo Universal-Bilateral da Aprendizagem) na formação de professores de química, visando enfrentar esses desafios educacionais. O objetivo do estudo é discorrer sobre a implementação da metodologia DICUMBA e a sua influência na formação acadêmica de futuros docentes de química. A pesquisa, de natureza básica e caráter exploratório, adota uma abordagem qualitativa e emprega o método de pesquisa participante para atingir o propósito. Através da aplicação dessa metodologia, foi possível aos futuros professores adquirir habilidades em avaliação de trabalhos e atribuição de notas de maneira equitativa, além de desenvolver a capacidade de lidar com diversas situações no ambiente escolar e abordar diferentes circunstâncias em sala de aula. Em conclusão, a aplicação da metodologia DICUMBA contribui significativamente para a formação profissional de licenciandos em química, capacitando-os a enfrentar desafios e aprimorar suas habilidades como futuros docentes.