O presente relato descreve uma intervenção pedagógica realizada por bolsistas do subprojeto Residência Pedagógica do curso de Letras – Inglês, da Universidade Federal de Campina Grande. A intervenção ocorreu em março de 2023, envolvendo alunos do 2º ano do ensino médio de uma Escola Cidadã Integral. O objetivo era aplicar uma abordagem de aprendizagem por meio de jogos, por meio de metodologias ativas. A justificativa para esse enfoque baseia-se na busca por um processo educacional mais envolvente e contextualizado. A pergunta norteadora da intervenção foi como tornar o ensino de gramática de Língua Inglesa mais atrativa. A estratégia escolhida envolveu a criação de uma dinâmica interativa que conectou o desenvolvimento das habilidades linguísticas em inglês com as competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como comunicação, empatia, cooperação e autonomia. No tocante à estrutura do relato, dividimos nas seguintes seções: a primeira parte fundamenta teoricamente a abordagem, destacando concepções de língua, ensino de língua inglesa, metodologias ativas e o uso de jogos como ferramentas pedagógicas. A segunda parte detalha a metodologia utilizada na intervenção, enquanto a terceira parte apresenta as discussões geradas e os resultados observados ao empregar essa abordagem. O relato conclui com reflexões sobre a experiência, enfatizando os resultados positivos obtidos ao adotar essa abordagem inovadora, que transforma a sala de aula em um espaço de construção colaborativa de conhecimento.