O USO OPINATIVO E IMAGÉTICO DOS ADJETIVOS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOB A PERSPECTIVA DA GRAMÁTICA CONTEXTUALIZADA
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 102768 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 135 "inscrito_id" => 4274 "titulo" => "O USO OPINATIVO E IMAGÉTICO DOS ADJETIVOS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOB A PERSPECTIVA DA GRAMÁTICA CONTEXTUALIZADA" "resumo" => "Este artigo apresenta o desenvolvimento de uma sequência didática sobre a classe gramatical adjetivo cuja aplicação se deu em uma turma do oitavo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. Como referencial teórico, o trabalho vale-se dos estudos sobre a Gramática Contextualizada (Antunes, 2021); a classe gramatical Adjetivo (Castilho, 2010; Cunha; Cintra, 2019; Perini, 1997); a proposta metodológica da sequência didática (Dolz; Noverraz; Schneuwly, 2004); a Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018); e a Inclusão no ensino (Souza; Gomes, 2019). A intervenção ocorreu no contexto das práticas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Com a execução da sequência revelou a necessidade de ampliar as práticas pedagógicas com a gramática contextualizada em sala de aula, além da importância de atividades adaptadas para alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE)." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID4274_TB135_20112023094455.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLARICE MARIZ RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "Clarice Mariz" "autor_email" => "clarice.ribeiro.086@ufrn.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 102768 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 135 "inscrito_id" => 4274 "titulo" => "O USO OPINATIVO E IMAGÉTICO DOS ADJETIVOS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOB A PERSPECTIVA DA GRAMÁTICA CONTEXTUALIZADA" "resumo" => "Este artigo apresenta o desenvolvimento de uma sequência didática sobre a classe gramatical adjetivo cuja aplicação se deu em uma turma do oitavo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. Como referencial teórico, o trabalho vale-se dos estudos sobre a Gramática Contextualizada (Antunes, 2021); a classe gramatical Adjetivo (Castilho, 2010; Cunha; Cintra, 2019; Perini, 1997); a proposta metodológica da sequência didática (Dolz; Noverraz; Schneuwly, 2004); a Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018); e a Inclusão no ensino (Souza; Gomes, 2019). A intervenção ocorreu no contexto das práticas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Com a execução da sequência revelou a necessidade de ampliar as práticas pedagógicas com a gramática contextualizada em sala de aula, além da importância de atividades adaptadas para alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE)." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID4274_TB135_20112023094455.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLARICE MARIZ RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "Clarice Mariz" "autor_email" => "clarice.ribeiro.086@ufrn.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }