O ensino de ciências é fundamental para a formação educacional dos alunos e a compreensão dos princípios científicos que regem o mundo ao nosso redor. No entanto, muitas vezes, esse ensino pode ser abstrato e desafiador para os estudantes, em especial, o ensino de química. No intuito de contribuir para um ensino mais acessível e prático, as aulas experimentais têm se mostrado importantes ferramentas no processo da construção do conhecimento (FERREIRA, HARTWIG e OLIVEIRA, 2010). Tendo em vista que o ensino tradicional de ciências, baseado principalmente em teoria e livros didáticos, nem sempre é eficaz em transmitir conceitos complexos, como os relacionados à química. A introdução de aulas práticas pode criar um ambiente de aprendizado mais envolvente, estimulando o interesse dos discentes e tornando os conceitos científicos mais tangíveis (ARROIO et al., 2006). Nesse contexto, este relato descreve uma aula experimental de separação de misturas realizada pelos bolsistas do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) com o intuito de promover a compreensão dos processos químicos envolvidos na separação de diferentes substâncias.