Este trabalho tem por finalidade destacar as potencialidades do Programa de Residência Pedagógica (PRP) nos cursos de Licenciaturas em Matemática da Universidade de Pernambuco (UPE), nos campus Garanhuns; Mata Norte e Petrolina, na construção da identidade docente dos estudantes residentes. Para tanto, utilizamos um questionário com questões objetivas e de múltipla escolha (Google Forms), com o objetivo de identificar as possíveis influências, decorrentes das vivências e práticas dos estudantes ao participarem e promoverem os processos de ensino e aprendizagem na Educação Básica a partir do olhar dos residentes que integram o PRP – Matemática na UPE. A análise dos dados construídos evidenciou que de certa maneira diferentes metodologias de ensino foram adotadas e ampliadas com a composição da rotina e o contato mais efetivo mantido entre os(as) professores(as) preceptores(as), os(as) professores(as) orientadores(as) e os(as) estudantes residentes, na escola campo de estágio. Além disso, foi possível perceber que as relações interpessoais e profissionais estabelecidas com os pares no contexto do PRP favorecem a reflexão acerca das práticas e na constituição dos perfis profissionais dos licenciandos. Os resultados da pesquisa mostram que é por meio das atividades de observação, coparticipação, regência, que as relações epistêmicas, interpessoais e didáticas são instituídas e a identidade docente é modelada e fortalecida.