O presente resumo busca descrever uma oficina realizada durante o segundo módulo do Programa de Residência Pedagógica (PRP) em uma turma de 6º ano da Escola Estadual Adriano Jorge, localizada no município de Arapiraca-AL. A proposta de trabalho atrela a gamificação a um dos módulos de sequência didática proposto por DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY (2004) voltado ao ensino de gêneros textuais. Este trabalho está vinculado ao subprojeto “A formação docente em diálogo com a Residência Pedagógica: a gamificação analógica como melhoria do ensino e aprendizagem na educação básica”, integrado ao curso de Letras Português da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) campus I. Em sua natureza metodológica, esta pesquisa caracteriza-se pelo tipo bibliográfico e abordagem qualitativa. A pesquisa em andamento, objetiva descrever e observar o processo de ensino de gêneros textuais integrado a mecanismos e dinâmicas de jogos, a fim de tornar o processo de ensino lúdico ligado a um aprendizado de maneira autônoma. Os resultados parciais verificados apontam para uma melhora de assimilação do conteúdo e maior interação por parte dos alunos. O referencial teórico que norteia a pesquisa está em LIBÂNEO (1990), MARCUSCHI (2008) , VYGOTSKY (1998) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s,1998).