HORZA, Raisa et al.. Inclusão e diversidade: escola, um espaço para todos. Anais do IX ENALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/103748>. Acesso em: 22/11/2024 00:21
Discute-se aqui o processo da inclusão e diversidade dentro da sala de aula, a partir das experiências e relatos de educadores, com a definição de algumas deficiências. Nesta perspectiva relata-se a importância da inclusão de alunos com dificuldades e a busca de alternativas neste constante processo no ambiente escolar. A proposta parte da realidade das duas primeiras autoras, enquanto bolsistas do Programa de Incentivo de Bolsas de Iniciação à Docência, participando da rotina diária de uma escola pública em Ponta Grossa, Paraná. Dessa forma, o intuito foi ir em busca de relatos de professores e suas experiências para entender qual é a maior dificuldade no processo de ensino e aprendizagem, à medida que o trabalho foi sendo realizado, a participação dos professores foi fundamental para obtenção dos resultados. Assim, identificar recursos dinâmicos que possam auxiliar no dia a dia em sala de aula. Considerar a diversidade na educação é ter um olhar amplo para a multiplicidade de características que os alunos possuem, o modo de pensar, interagir e o mais importante o modo de aprender, que são diferentes para cada um. A educação não pode ser padronizada para todas as pessoas, precisa ser diversificada para atender estas peculiaridades.