O trabalho busca apresentar as atividades desenvolvidas no componente curricular denominado Atelier, da disciplina Ludicidade e Infância, do curso de Pedagogia - com 100% da sua carga horária destinada a extensão – desenvolvido no semestre A/2023. Esse componente ocorreu de modo presencial e, teve como objetivo, pensar o brincar, como eixo estruturante de uma docência inventiva e investigativa, a partir da experimentação lúdica. Nesse sentido, foram pensadas, elaboradas e construídas propostas pedagógicas lúdicas, para serem utilizadas com crianças da Educação Infantil. A escola parceira foi a EMEI Aprender Brincando, situada no município de Lajeado. Inicialmente, foi realizado um encontro com a direção e a coordenação pedagógica da escola a respeito do que desejávamos fazer. Logo, a turma de alunos do curso de Pedagogia realizou uma visita in loco para conhecer cada um dos espaços da EMEI para que tivessem uma ideia do que poderiam propor e construir. Após o conhecimento dos alunos sobre os espaços, foram divididos em pequenos grupos e deu-se início a elaboração das propostas lúdicas. Cada grupo ficou responsável pela elaboração e construção de até 6 propostas. Concomitante a elaboração e a construção das propostas lúdicas, também construíram as Fichas Lúdicas para cada brinquedo ou jogo desenvolvido. Ao final dos 18 encontros do componente curricular, os materiais produzidos foram compartilhados – entre os colegas do atelier – e encaminhados a escola parceira para comporem os seus diferentes ambientes de aprendizagem, oportunizando as crianças da faixa etária de 0 a 5 anos sua exploração.