Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE FÍSICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Científica ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 104056
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1628
    "inscrito_id" => 6200
    "titulo" => "JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE FÍSICA"
    "resumo" => "O presente resumo, trás um trabalho realizado numa turma de ensino médio, utilizando como ferramenta de estudo um jogo de tabuleiro. Antes da Aplicação do jogo, foi trabalhado os conteúdos da disciplina de Física normalmente, utilizando métodos teóricos e experimentais, onde os alunos podiam fazer anotações e tirar duvidas sobre os conteúdos. Então já no final do trimestre, como um dos métodos de avaliação, a turma foi dividida em duas equipes, e o jogo foi começado, onde havia diversos cartas, onde cada uma era uma pergunta ou um bônus sobre o conteúdo aprendido no trimestre. Durante o jogo eles podiam trocar informações entre os membros das equipes e consultar suas anotações. O mais interessante no de tudo, foi poder avaliar de uma forma divertida e tempo competitiva, fazendo os alunos demonstrarem interesse pelo conteúdo."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID6200_TB1628_30112023143052.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALMIR DA SILVA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ALMIR"
    "autor_email" => "almir.soliv@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 104056
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1628
    "inscrito_id" => 6200
    "titulo" => "JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE FÍSICA"
    "resumo" => "O presente resumo, trás um trabalho realizado numa turma de ensino médio, utilizando como ferramenta de estudo um jogo de tabuleiro. Antes da Aplicação do jogo, foi trabalhado os conteúdos da disciplina de Física normalmente, utilizando métodos teóricos e experimentais, onde os alunos podiam fazer anotações e tirar duvidas sobre os conteúdos. Então já no final do trimestre, como um dos métodos de avaliação, a turma foi dividida em duas equipes, e o jogo foi começado, onde havia diversos cartas, onde cada uma era uma pergunta ou um bônus sobre o conteúdo aprendido no trimestre. Durante o jogo eles podiam trocar informações entre os membros das equipes e consultar suas anotações. O mais interessante no de tudo, foi poder avaliar de uma forma divertida e tempo competitiva, fazendo os alunos demonstrarem interesse pelo conteúdo."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID6200_TB1628_30112023143052.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALMIR DA SILVA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ALMIR"
    "autor_email" => "almir.soliv@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O presente resumo, trás um trabalho realizado numa turma de ensino médio, utilizando como ferramenta de estudo um jogo de tabuleiro. Antes da Aplicação do jogo, foi trabalhado os conteúdos da disciplina de Física normalmente, utilizando métodos teóricos e experimentais, onde os alunos podiam fazer anotações e tirar duvidas sobre os conteúdos. Então já no final do trimestre, como um dos métodos de avaliação, a turma foi dividida em duas equipes, e o jogo foi começado, onde havia diversos cartas, onde cada uma era uma pergunta ou um bônus sobre o conteúdo aprendido no trimestre. Durante o jogo eles podiam trocar informações entre os membros das equipes e consultar suas anotações. O mais interessante no de tudo, foi poder avaliar de uma forma divertida e tempo competitiva, fazendo os alunos demonstrarem interesse pelo conteúdo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.