O espaço escolar é antes de tudo um ambiente para a formação humana. Nessa perspectiva, a harmonia entre o ambiente e as pessoas que nele vivem deve ser levada em consideração. No presente relato de experiência educacional objetivamos realizar um trabalho colaborativo para revitalização do jardim escolar com o fito de trazer mais qualidade e harmonia ao ambiente escolar, bem como criar um espaço propício para a realização de práticas pedagógicas diferenciadas voltadas para o ensino-aprendizagem de temas pertinentes e desenvolvimento do pensamento crítico, social e ambiental dos envolvidos. Nossas atividades foram realizadas na Escola Estadual Farias Brito, na cidade de Manaus, Amazonas, no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM. As atividades foram realizadas no âmbito do componente Ciências da Natureza, nos objetos de conhecimento fenômenos naturais e impactos ambientais e envolveram os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. A revitalização do jardim escolar, além de sua importância para a harmonização do ambiente escolar, incentiva à realização de práticas pedagógicas voltadas para as problemáticas socioambientais e ensino-aprendizagem de temas curriculares diversos no cotidiano escolar. Por fim, esperamos que esta experiência inspire outros educadores a explorar abordagens semelhantes em busca de uma aprendizagem mais significativa e envolvente.