A formação de professores/as é um processo complexo para as licenciaturas considerando o aprender a ser docente, os saberes da profissão e os desafios do mundo escolar. Assim, a Residência Pedagógica (RP) é instituída como uma atividade de formação efetuada por discentes de licenciatura em escolas-campo, em que cabe ao residente assumir uma turma de escola pública de educação básica e desenvolver as atividades durante todo período escolar. O objetivo deste resumo foi relatar as experiências de uma residente durante um passeio escolar com uma turma de Ensino Fundamental II e as mudanças observadas no comportamento dos alunos antes e depois do evento. Para aproveitar as comemorações de Páscoa, foi realizado um passeio escolar em um museu local e durante este, a residente propôs aos seus alunos atividades reforçando o trabalho em equipe, o respeito e a cooperação entre eles, visto que foi observada diversas desavenças durante as aulas ministradas. Após as experiências do passeio, o comportamento dos alunos melhorou substancialmente no que se refere a solução dos conflitos gerados em aula e na realização das atividades de aula. Destaca-se que a RP é fundamental no processo formador de discentes com olhar atento ao aluno e que programas como estes devem ser valorizados e incentivados dentro dos cursos de graduação para melhor alinhamento entre a teoria universitária e a prática do mundo real escolar.