O uso do lúdico em sala de aula para ensinar matemática pode proporcionar entretenimento, prazer, diversão e aprendizagem. Desse modo, o presente artigo tem como objetivo descrever como a Torre de Hanói foi utilizada para ensinar multiplicação em turmas do 7º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública, no município Marabá, no estado do Pará. Usamos a pesquisa qualitativa, usando os relatos de experiência e os diários de bordo elaborados durante oito aulas, no mês de junho de 2023. Como referencial teórico, utilizamos os seguintes autores e documentos: Fonseca e Gualandi (2020),Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2018), Pontes (2019), Ribas (2016), Sousa (2015) e Minayo (2007). Concluímos que a Torre de Hanói, como recurso didático, é um forte aliado no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos, pois possibilita a obtenção de resultados satisfatórios quanto à compreensão da multiplicação presente em situações-problema. Além disso, percebemos que ao incorporá-la no ensino da multiplicação, os alunos ficaram mais motivados e engajados em aprender, tornando o processo de aprendizagem mais prazeroso e agradável.