Este trabalho é um Relato de Experiência de uma intervenção didática que ocorreu no contexto do PIBID, na disciplina de Física e consistiu no estudo de capacitores, através da montagem de um protótipo da Garrafa de Leyden com materiais de baixo custo. Para o carregamento, utilizou-se o Gerador de Van Der Graaff e choques elétricos de baixa carga para descarregá-lo. A Garrafa de Leyden é uma espécie primitiva de capacitor, utilizada para armazenar eletricidade estática, sendo um precursor dos capacitores modernos utilizados na eletrônica. A elaboração da intervenção didática, teve como base as concepções de Paulo Freire sobre a Educação Problematizadora e as suas críticas à Educação Bancária. A intervenção didática ocorreu em duas aulas, na primeira, foram dadas orientações aos alunos para a elaboração do protótipo e feita uma revisão sobre capacitores, na segunda, foram testadas as garrafas elaboradas pelos alunos, usando o Gerador Van Der Graaff. Os educandos se envolveram fortemente na atividade e conseguiram responder às questões sobre capacitores. Conclui-se que atividades que buscam problematizar conteúdos de forma prática e dinâmica contribuem para o envolvimento do estudante e possibilitam fugir de uma educação de caráter bancário e buscar uma educação mais problematizadora.