Da parceria Universidade Estadual de Santa Cruz e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência nasceu o “Subprojeto de Pedagogia” objetivando conduzir as alunas(os) do curso de Pedagogia (bolsistas), para ser inseridas(os) no campo profissional da atuação docente, em consenso com os objetivos do PIBID e inclusão educacional das crianças e adolescentes em uma perspectiva alfabética-inclusiva; tem por pressuposto epistemológico e cientifico a prática interdisciplinar (MORIN, 2007); a pesquisa como princípio educativo (DEMO, 1999); a práxis pedagógica (FREIRE, 1996); e, o ato alfabetizador (SOARES, 2009). A metodologia recaiu na abordagem qualitativa, na pesquisa exploratória e bibliográfica. A partir do levantamento do material teórico e ação diagnóstica em duas escolas da Região Sul da Bahia, começou o curso de formação do ensino colaborativo visando a inclusão educacional e alfabetização das crianças e adolescentes que foram prejudicados no processo das aulas remotas. Em seguida veio as etapas do planejamento, investigação e elaboração de projetos de intervenção. Com a equipe composta por uma professora coordenadora de área, uma professora voluntária, três professoras supervisoras, vinte e quatro bolsistas e seis estudantes voluntários, foi efetivada a articulação dos saberes teóricos e práticos na vivência pedagógica. Conclui-se que as intervenções realizadas, até o presente momento, romperam com um modelo de ensino sob uma perspectiva de alfabetização/decodificação, sendo orientada então, para a construção de um saber contextualizado.