Este trabalho relata aspectos da intencionalidade pedagógica no processo de aprendizagem da educação infantil e a superação do binômio cuidar e educar, com a contextualização da escola e dos alunos nas atividades desenvolvidas, resultados alcançados e a relevância da experiência para a futura prática profissional das residentes. O objetivo deste relato é evidenciar, na perspectiva das estudantes residentes, a experiência da realidade escolar durante o cotidiano e como se dá a relação entre professor e aluno, tendo o foco na intencionalidade em todas as ações pedagógicas. É notório que as vivências do PIBID incentivam a exploração de novas ideias e abordagens para a futura prática docente, promovendo um ambiente de aprendizado mais eficaz. A estratégia metodológica utilizada foi a Análise de Discurso baseada na perspectiva da Proposta Pedagógica para a Educação Infantil de Bauru, de acordo com Saviani (2003), Martins & Cavalcante (2005), Pascoalini e Martins (2008), Martins (2009), como também a própria Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ademais, o relato realiza uma abordagem qualitativa, partindo da observação. A partir da trajetória explicita, obtivemos a perspectiva do quão importante é a intencionalidade em todas as ações educativas, bem como a necessidade de manter o binômio cuidar e educar, pois como futuras professoras esperamos explorar as máximas possibilidades de desenvolvimento dos alunos e levá-los ao domínio dos saberes, considerando a relevância deste Projeto tão relevante na formação superior de professores (a) no Brasil.