Este trabalho expõe como escopo relatar as experiências obtidas no Programa de Residência Pedagógica, através do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual do Maranhão- CESC/UEMA, procurando apresentar as vivências e resultados alcançados durante o primeiro módulo do Residência Pedagógica, onde nessa fase tivemos a oportunidade de refletir, aprender, tirar dúvidas sobre o processo de formação docente. Também fala sobre a nossa base teórica que foi norteada por autores como Freire, Nóvoa, Huberman dentre outros. Os materiais e métodos utilizados foram por meio de estudos bibliográficos, através das leituras, anotações, resumos e escrita do diário de bordo. Também tínhamos os encontros, que aconteceram de forma remota e presencial e a imersão na escola, onde formos divididos em três equipes, cada uma com a preceptora da escola campo. Minha equipe fez parte da escola U. E. M Ruy Frazão Soares, na qual tivemos o ensejo e momentos de ambientação, observação e preparação, onde realizamos intervenções com projetos ofertados aos alunos do 3º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Contamos ainda com a participação de professores doutores e mestres em alguns circuitos de palestras e rodas de conversa que enriqueceram ainda mais na formação das residentes. Dessa forma buscando mostrar a importância do programa na vida e formação teórica e prática dos futuros professores que foram contemplados como bolsistas do Programa Residência Pedagógica.