SILVA, Juliana Pereira et al.. . Anais do IX ENALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/105271>. Acesso em: 21/11/2024 20:09
Pensar nas possibilidades e desafios do ensino de História em espaços públicos é tentar estabelecer formas de aproximar a escola de lugares como museus e arquivos. É perceptível que ainda há um distanciamento não somente das escolas nesses ambientes, mas da sociedade como um todo, principalmente relacionados aos acervos de Arquivos. Precisamos valorizar e reaproximar a sociedade e as escolas das instituições arquivísticas, seja por meio de exposições temáticas de documentos, visitas guiadas ou outras ações socioeducativas. Considerando tais premissas, buscamos alguns suportes teóricos que discutem ensino, história, memória e ações educativas em museus e arquivos. Os processos metodológicos foram voltados para análise bibliográfica, documental e vivência de campo para alinhar teoria e prática. Também utilizamos a ludicidade como metodologia para facilitar o ensino e aprendizagem. Dessa forma, foi possível desenvolver uma exposição temática sobre escravidão para alunos do ensino fundamental no espaço do Arquivo Judiciário do Maranhão.