O RAP é um produto simbólico das diversas tensões sociais, políticas e econômicas presentes na sociedade contemporânea. Dessa forma, utilizado como recurso de transposição didática potencializa o processo de ensino-aprendizagem, tornando-o mais significativo e crítico. Aprendizagem significativa crítica é um conceito pedagógico baseado na ideia de envolvimento ativo dos alunos na construção do conhecimento, relacionando os conteúdos com seus saberes e contextos de vida. Neste trabalho busca-se por meio do uso de uma canção de RAP, analisar uma estratégia de ensino para o tema de relações de trabalho no ensino de Sociologia. Os objetivos do trabalho consistem em: compreender o uso do RAP como um potencializador de uma aprendizagem significativa crítica, em uma turma de Ensino Médio de uma escola em Belo Horizonte e relacionar canções de RAP com as competências e habilidades apontadas pela BNCC, de modo a demonstrar a possibilidade de uso em sala de aula. A metodologia do trabalho foi desenvolvida levando em consideração o reconhecimento de que o RAP é uma expressão cultural com potencial didático, baseado nas discussões de aprendizagem significativa crítica e na aplicação da proposta em uma escola da rede pública de ensino de Belo Horizonte. O RAP foi utilizado como recurso didático em uma turma do Ensino Médio da rede pública, quando pode-se observar maior domínio e confiança no debate do tema por parte dos alunos. Assim, notou-se que o aprofundamento do conteúdo a partir do RAP como recurso de transposição didática, é uma ferramenta potencializadora do processo de aprendizagem significativa crítica.