Este trabalho apresenta considerações sobre as experiências vividas durante a leitura e o processo de estágio, articulado com as atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Oriundo do governo federal, o PIBID, por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), possibilita aos futuros professores uma aproximação com o contexto escolar da educação básica (BRASIL, 2020). O estágio de intervenção docente, pertence a 5ª fase do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro de Educação a Distância, da Universidade do Estado de Santa Catarina. E aconteceu na Escola Municipal Pedro Marcolino Gesser, do município de Braço do Norte-SC, na turma do Pré escolar. Durante o estágio de intervenção docente, por meio da contação de histórias, atividades interativas e o teatro, vivenciamos momentos muitos significativos na interação com crianças do pré-escolar, a partir da moral da história, da prática da leitura interativa e divertida, com foco na inclusão educacional e questões de bullying. Observamos que as crianças se divertiram e ao mesmo tempo aprenderam que o hábito da leitura pode ser de forma divertida e diferente, a utilização de atividades interativas e lúdicas incentivam e facilitam o aprendizado das crianças. As experiências vivenciadas durante a intervenção docente foram significativas, pois a aproximação com o contexto escolar permitiu uma prática pedagógica positiva. O objetivo deste trabalho foi socializar as experiências vivenciadas no campo da educação infantil; descrever os procedimentos de elaboração do projeto de intervenção docente e apresentar os pontos positivos da intervenção docente.