Neste artigo apresentamos a produção e desenvolvimento de uma sequência didática (SD) com características do pensamento interdisciplinar para o ensino sobre função de primeiro grau e fermentação junto a 39 estudantes do 1º ano da Escola de Aplicação da UFPA (EA/UFPA). Em termos metodológicos, a atividade proposta foi orientada pelos Três Momentos Pedagógicos – 3MP de Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2011), onde realizou-se uma Problematização Inicial (PI) com questões para levantar os conhecimentos prévios dos estudantes; a Organização de Conhecimento (OC) com o uso de um jogo autoral de tabuleiro intitulado Fermentamática e cartas com enigmas e desafios para debater sobre os conteúdos de estudo e por fim, desenvolvemos a Articulação de Conhecimento (AC) em que os estudantes foram convidados a responder um questionário avaliando os conhecimentos apreendidos durante as etapas vivenciadas. Os resultados sugerem que abordagens dinâmicas e interdisciplinares podem promover uma aprendizagem onde os estudantes atribuem mais sentido aos conhecimentos estudados, bem como ajudam a construir a percepção da presença da matemática em diferentes áreas do conhecimento e no cotidiano.