Este trabalho apresenta o relato de experiência dos licenciados no Programa de Bolsas de Iniciação à Docência pela UnB, subprojeto de Pedagogia que proporciona oportunidades para unir as experiências e descobertas realizadas entre diversas situações observadas em algumas turmas da escola classe 64 de Ceilândia, partindo de estudos sobre a polivalência dos profissionais da área, que levam em consideração a interdisciplinaridade e a transversalidade do processo de alfabetização. A pesquisa apresenta o olhar participante dos estudantes de graduação sobre as especificidades e a relação afetiva pedagógica, evidenciando a diversidade das realidades dos estudantes do terceiro, quarto e quinto ano do ensino fundamental, a partir da educação inclusiva como principal foco de discussão da profissionalidade dos docentes. Freire (1996), Conceição (2022) e Lima (2019) são os referenciais utilizados para descreverem a educação de forma crítica, transformadora e integral. Por isso, a realidade observada foi significativa para compreendermos as questões importantes das crianças e suas especificidades, como também, ressaltou o conhecimento dos licenciados com a relevância do docente buscar uma formação continuada e por estratégias metodológicas com a priorização dos educandos nos seus processos de ensino-aprendizagem na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental.