O trabalho objetiva descrever e analisar ações realizadas pelo Programa Residência Pedagógica (PRP), núcleo Língua Portuguesa, vinculado ao curso de Licenciatura em Letras do Instituto Federal do Ceará (IFCE) - Campus Tianguá em concordância com o projeto LER, promovido por uma escola profissionalizante colaboradora do programa. O projeto LER propõe que os estudantes dos primeiros e segundos anos da instituição realizem a leitura de obras selecionadas, realizem produções textuais e performáticas dos livros a fim de incentivar o perfil artístico e protagonista dos alunos. Para isso, os residentes propuseram uma intervenção no projeto através da realização de podcasts sobre as obras trabalhadas, a fim de expandi-lo para as mídias digitais e incentivar a leitura e a discussão crítica pelos estudantes. Para a realização desse trabalho, tomou-se uma abordagem de cunho qualitativo, evidenciando o embasamento teórico de Gatti (2014), Freitas, Freitas e Almeida (2020) e Diesel et al. (2017), que culminam na reflexão sobre metodologias ativas de ensino, o aluno como ativo em seu processo de ensino e o papel da residência pedagógica. A coleta de dados foi realizada através de um questionário na plataforma Google Forms, respondido pelos estudantes que participaram do projeto LER e na ação do Podcast Literário em conjunto aos residentes. Dentre os dados obtidos, o artigo destaca a atuação dos residentes, as reflexões sobre o processo de metodologia ativa e a literatura, finalizando nas considerações realizadas pelos alunos acerca de sua participação na atividade.