A REESCRITA TEXTUAL, A APROPRIAÇÃO DA ESCRITA, O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM E O APRIMORAMENTO DA LINGUAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ALUNOS CONCLUINTES DO ENSINO BÁSICO
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Objetivando comprovar a importância do processo de refacção dos textos produzidos pelos alunos a partir da intervenção docente, suscitamos aqui a discussão do quão necessário é valorizar o aprimoramento discursivo deles e como pode ser mais eficaz por meio dessa prática. Para isso, apresentamos como fundamentação teórica, principalmente, os estudos de Bakhtin (1997, 2011 e 2017), Koch (2001), Marcuschi (2001) e Geraldi (2004), dentre outros, que abordam essa temática. Sendo assim, fundamentando-se nos aportes mencionados anteriormente e contrapondo isso com a prática no campo já aqui mencionado, foi possível perceber quão significativo tornou-se o processo de aprendizagem, promovendo a compreensão mais reflexiva do processo de escrita, a partir do momento em que o aluno consegue reelaborar hipóteses, reestruturando ideias e conceitos, nos mais diferentes níveis linguísticos, a cada reescrita. 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