Este estudo propõe apresentar uma reflexão teórico-prática em torno do processo de (re)produção de textos e suas respectivas (re)escritas através de uma pesquisa-ação realizada no âmbito do Programa Residência Pedagógica (PRP), vinculado à Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Campus Sede, na escola-campo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), Campus Recife, entre os meses de setembro e novembro de 2023. Objetivando comprovar a importância do processo de refacção dos textos produzidos pelos alunos a partir da intervenção docente, suscitamos aqui a discussão do quão necessário é valorizar o aprimoramento discursivo deles e como pode ser mais eficaz por meio dessa prática. Para isso, apresentamos como fundamentação teórica, principalmente, os estudos de Bakhtin (1997, 2011 e 2017), Koch (2001), Marcuschi (2001) e Geraldi (2004), dentre outros, que abordam essa temática. Sendo assim, fundamentando-se nos aportes mencionados anteriormente e contrapondo isso com a prática no campo já aqui mencionado, foi possível perceber quão significativo tornou-se o processo de aprendizagem, promovendo a compreensão mais reflexiva do processo de escrita, a partir do momento em que o aluno consegue reelaborar hipóteses, reestruturando ideias e conceitos, nos mais diferentes níveis linguísticos, a cada reescrita. Vale ressaltar, ainda, que a partir das práticas educacionais vivenciadas, ratificamos a relevância do PRP como instrumento enriquecedor do processo de formação (inicial e continuada), pois o reorganizar do processo didático da docente, preceptora do programa, foi fruto da reflexão feita junto ao residente.