Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

CONSELHO DE CLASSE: RELAÇÕES ENTRE DOCENTES E DISCENTES DA ESCOLA ESTADUAL DOM PEDRO II EM OURO PRETO -MG

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Científica ET 03: Políticas educacionais, avaliação e Currículo
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103617
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1119
    "inscrito_id" => 7283
    "titulo" => "CONSELHO DE CLASSE: RELAÇÕES ENTRE DOCENTES E DISCENTES DA ESCOLA ESTADUAL DOM PEDRO II EM OURO PRETO -MG"
    "resumo" => "O texto descreve a nossa experiência como professores residentes durante um Conselho de Classe na Escola Estadual Dom Pedro II. Durante a reunião, os professores decidiram parte do futuro discente, a partir de notas, comportamentos e questões pessoais, revelando uma realidade que nunca havia sido vivenciada por nós. Buscamos refletir sobre as possíveis razões que levam docentes a tratar discentes de maneira inóspita, ao tentar entender o caminho percorrido por professores mais experientes. A partir daí, nos apoiamos no artigo de Carmen Lúcia Guimarães de Mattos, que analisa o ensino público do Rio de Janeiro e acompanha duas turmas da quarta série do Ensino Fundamental, suas professoras e os Conselhos de Classe. O texto também aborda a falta de abertura para discussões sobre as práticas pedagógicas de professores e a importância de considerar as competências gerais da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) para desenvolver uma ação mais condizente com as práticas pedagógicas contemporâneas. Por fim, o texto enfatiza a necessidade de não depositar somente em discentes a responsabilidade pelo fracasso escolar, mas, sim buscar soluções que contemplem todos as pessoas envolvidas no processo de ensino e aprendizagem: discentes, familiares e docentes, entre outro(a)s educadores da escola, vem como o sistema de ensino vigente."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 03: Políticas educacionais, avaliação e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD1_ID7283_TB1119_31082023214932.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "OTÁVIO MARLON DOS SANTOS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "OTÁVIO SILVA"
    "autor_email" => "otavio.santos@aluno.ufop.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO (UFOP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103617
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1119
    "inscrito_id" => 7283
    "titulo" => "CONSELHO DE CLASSE: RELAÇÕES ENTRE DOCENTES E DISCENTES DA ESCOLA ESTADUAL DOM PEDRO II EM OURO PRETO -MG"
    "resumo" => "O texto descreve a nossa experiência como professores residentes durante um Conselho de Classe na Escola Estadual Dom Pedro II. Durante a reunião, os professores decidiram parte do futuro discente, a partir de notas, comportamentos e questões pessoais, revelando uma realidade que nunca havia sido vivenciada por nós. Buscamos refletir sobre as possíveis razões que levam docentes a tratar discentes de maneira inóspita, ao tentar entender o caminho percorrido por professores mais experientes. A partir daí, nos apoiamos no artigo de Carmen Lúcia Guimarães de Mattos, que analisa o ensino público do Rio de Janeiro e acompanha duas turmas da quarta série do Ensino Fundamental, suas professoras e os Conselhos de Classe. O texto também aborda a falta de abertura para discussões sobre as práticas pedagógicas de professores e a importância de considerar as competências gerais da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) para desenvolver uma ação mais condizente com as práticas pedagógicas contemporâneas. Por fim, o texto enfatiza a necessidade de não depositar somente em discentes a responsabilidade pelo fracasso escolar, mas, sim buscar soluções que contemplem todos as pessoas envolvidas no processo de ensino e aprendizagem: discentes, familiares e docentes, entre outro(a)s educadores da escola, vem como o sistema de ensino vigente."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 03: Políticas educacionais, avaliação e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD1_ID7283_TB1119_31082023214932.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "OTÁVIO MARLON DOS SANTOS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "OTÁVIO SILVA"
    "autor_email" => "otavio.santos@aluno.ufop.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO (UFOP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O texto descreve a nossa experiência como professores residentes durante um Conselho de Classe na Escola Estadual Dom Pedro II. Durante a reunião, os professores decidiram parte do futuro discente, a partir de notas, comportamentos e questões pessoais, revelando uma realidade que nunca havia sido vivenciada por nós. Buscamos refletir sobre as possíveis razões que levam docentes a tratar discentes de maneira inóspita, ao tentar entender o caminho percorrido por professores mais experientes. A partir daí, nos apoiamos no artigo de Carmen Lúcia Guimarães de Mattos, que analisa o ensino público do Rio de Janeiro e acompanha duas turmas da quarta série do Ensino Fundamental, suas professoras e os Conselhos de Classe. O texto também aborda a falta de abertura para discussões sobre as práticas pedagógicas de professores e a importância de considerar as competências gerais da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) para desenvolver uma ação mais condizente com as práticas pedagógicas contemporâneas. Por fim, o texto enfatiza a necessidade de não depositar somente em discentes a responsabilidade pelo fracasso escolar, mas, sim buscar soluções que contemplem todos as pessoas envolvidas no processo de ensino e aprendizagem: discentes, familiares e docentes, entre outro(a)s educadores da escola, vem como o sistema de ensino vigente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.