O processo de alfabetização de crianças é complexo, podendo ser demorado ou não e envolver diferentes metodologias, desafios e sujeitos. Neste sentido, nosso trabalho almeja investigar a importância da participação da família no projeto “Maleta Literária” para a formação leitora dos alunos. Nosso percurso metodológico se caracteriza, segundo Esteban (2010), como uma pesquisa de abordagem qualitativa, bibliográfica e de campo, uma vez que caminhamos de discussões mais gerais para um eixo mais especifico, qual seja, a contribuição das famílias no processo de alfabetização das crianças a partir do projeto em comento. Contamos como aporte teórico das discussões de Ferreira (1996) e Polonia e Dessen (2005) e suas teorias a respeito da alfabetização e a presença da família junto a escola. Nos debruçamos também no que fala Silva e Bezerra (2018) e Villard (1996) e os diálogos que as autoras nos convidam a refletir a respeito do incentivo e o gosto pela leitura. Assim, depreendemos que o projeto “Maleta Literária” apresenta significativa importância no processo de alfabetização das crianças que dele participam, uma vez que aproxima escola, família e aluno numa relação mutua de troca de saberes e experiências, despertando o interesse pelos diversos gêneros literários, a partir da contação de histórias.