Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

GAMIFICAÇÃO E EDUCAÇÃO ESPECIAL: VIVÊNCIAS NO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 08: Formação inicial e continuada de professores
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 104236
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1829
    "inscrito_id" => 9023
    "titulo" => "GAMIFICAÇÃO E EDUCAÇÃO ESPECIAL: VIVÊNCIAS NO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO"
    "resumo" => "O relato em tela, desdobra-se pela descrição de uma atividade realizadas na disciplinas de educação especial no curso de educação do campo ênfase em Ciências Naturais, ofertado pela Universidade federal do Pará (UFPA) campus universitário de Altmaira-Pa, coordenado pela Faculdade de Etnodiversidade (FACETNO/UFPA) em parceria com Secretaria de Educação de Porto de Moz (SEMED). Objetivo versou em relatar a aplicação de uma atividade gamificada como uma metodologia ativa no processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Fundamento da Educação Especial ofertada no referido curso de educação do campo. Em relação à metodologia optou-se pelo levantamento bibliográfico de textos, artigos sobre o tema, e relato descritivo das ações desenvolvidas. Sobre base teórica-metodológica citada refere-se de modo sintético a gamificação. Posteriormente, em análise e discussão descreve as atividades organizadas em momentos. Conclui-se, com a realização da atividade relatada foi possível perceber o desconhecimento dos estudantes pela gamificação, pois esse tipo de metodologia ainda não é muito comum nas atividades acadêmicas e nem tão pouco nas escolas do campo, pontua-se também a realização dos estudantes na atividade sentiram-se mais interessados e motivados durantes as aulas e nas outras atividades acadêmicas durante a disciplina."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID9023_TB1829_14112023172518.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENAN RODRIGUES DO VALE"
    "autor_nome_curto" => "RENAN"
    "autor_email" => "me.rrv@outlook.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 104236
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1829
    "inscrito_id" => 9023
    "titulo" => "GAMIFICAÇÃO E EDUCAÇÃO ESPECIAL: VIVÊNCIAS NO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO"
    "resumo" => "O relato em tela, desdobra-se pela descrição de uma atividade realizadas na disciplinas de educação especial no curso de educação do campo ênfase em Ciências Naturais, ofertado pela Universidade federal do Pará (UFPA) campus universitário de Altmaira-Pa, coordenado pela Faculdade de Etnodiversidade (FACETNO/UFPA) em parceria com Secretaria de Educação de Porto de Moz (SEMED). Objetivo versou em relatar a aplicação de uma atividade gamificada como uma metodologia ativa no processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Fundamento da Educação Especial ofertada no referido curso de educação do campo. Em relação à metodologia optou-se pelo levantamento bibliográfico de textos, artigos sobre o tema, e relato descritivo das ações desenvolvidas. Sobre base teórica-metodológica citada refere-se de modo sintético a gamificação. Posteriormente, em análise e discussão descreve as atividades organizadas em momentos. Conclui-se, com a realização da atividade relatada foi possível perceber o desconhecimento dos estudantes pela gamificação, pois esse tipo de metodologia ainda não é muito comum nas atividades acadêmicas e nem tão pouco nas escolas do campo, pontua-se também a realização dos estudantes na atividade sentiram-se mais interessados e motivados durantes as aulas e nas outras atividades acadêmicas durante a disciplina."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID9023_TB1829_14112023172518.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENAN RODRIGUES DO VALE"
    "autor_nome_curto" => "RENAN"
    "autor_email" => "me.rrv@outlook.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O relato em tela, desdobra-se pela descrição de uma atividade realizadas na disciplinas de educação especial no curso de educação do campo ênfase em Ciências Naturais, ofertado pela Universidade federal do Pará (UFPA) campus universitário de Altmaira-Pa, coordenado pela Faculdade de Etnodiversidade (FACETNO/UFPA) em parceria com Secretaria de Educação de Porto de Moz (SEMED). Objetivo versou em relatar a aplicação de uma atividade gamificada como uma metodologia ativa no processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Fundamento da Educação Especial ofertada no referido curso de educação do campo. Em relação à metodologia optou-se pelo levantamento bibliográfico de textos, artigos sobre o tema, e relato descritivo das ações desenvolvidas. Sobre base teórica-metodológica citada refere-se de modo sintético a gamificação. Posteriormente, em análise e discussão descreve as atividades organizadas em momentos. Conclui-se, com a realização da atividade relatada foi possível perceber o desconhecimento dos estudantes pela gamificação, pois esse tipo de metodologia ainda não é muito comum nas atividades acadêmicas e nem tão pouco nas escolas do campo, pontua-se também a realização dos estudantes na atividade sentiram-se mais interessados e motivados durantes as aulas e nas outras atividades acadêmicas durante a disciplina.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.