Metodologias ativas são recursos de transposição didática que auxiliam no processo de ensino-aprendizagem, enquanto proposta metodológica que diversifica as dinâmicas da sala de aula. Dentre as inúmeras possibilidades de uso para a educação, passíveis de uso em todos os níveis, apresenta-se aqui uma discussão teórica por meio de jogos. Neste trabalho busca-se por meio do Torneio de Jogos em Equipes (TGT), uma estratégia de ensino para o tema de precarização no trabalho no ensino de Sociologia. Os objetivos do trabalho são: a partir de uma disciplina na licenciatura de Ciências Sociais na PUC Minas, compreender a dinâmica da aplicação das metodologias ativas por meio da elaboração e aplicação de um jogo desenvolvido com a técnica TGT, em duas escolas do Ensino Médio em Belo Horizonte. A metodologia do trabalho foi desenvolvida levando em consideração o conhecimento da temática escolhida na proposição do jogo, com base nas discussões de TGT e na aplicação em duas escolas da rede pública de ensino de Belo Horizonte. A aplicação do TGT foi realizada em três turmas, quando pode-se observar a cooperação entre os alunos para que pudessem compreender e “acertar” as alternativas propostas para a metodologia ativa, revelando que além da cooperação a competição também foi observada. Dessa forma, notou-se que o aprofundamento de conhecimento na temática escolhida de precarização do trabalho foi alcançado. Destaca-se que a metodologia ativa é uma relevante ferramenta de ensino-aprendizagem, enquanto proposta de incentivo para o raciocínio crítico e autônomo dos alunos, e de sua capacidade de interação.