JUNIOR, Neri Bittencourt et al.. . Anais do IX ENALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/104194>. Acesso em: 21/11/2024 19:31
Existe uma casualidade entre desempenho educacional e infraestrutura escolar, de forma que a deterioração dos espaços escolares ocasionada pela falta de manutenção compromete a segurança dos estudantes e limita as oportunidades de engajamento sócio educativo. Por essa razão a proposta do trabalho foi investigar as condições de estrutura física de um colégio público e seus impactos na criação de espaços de aprendizagem. O estudo foi conduzido com visitas e observações “in loco” num colégio público estadual que aderiu ao sistema de escolas cívico-militares. Um formulário semiestruturado foi desenvolvido para compilação dos resultados levando em consideração aspectos como como estado de conservação, condições de uso, segurança e nível de utilidade dos espaços escolares. Os dados revelaram que o colégio apresenta problemas com relação aos espaços esportivos e áreas vazias onde se poderiam explorar projetos de paisagismo, educação ambiental e criação de áreas verdes. A falta de investimento nestes espaços de aprendizagem impacta a segurança dos alunos e limita as oportunidades de aprendizado e interação.