A busca por uma educação de qualidade e adequada às necessidades específicas de cada instituição de ensino é uma demanda constante em qualquer sistema educacional. Este percurso não é apenas uma questão de políticas públicas, mas também uma responsabilidade ética e social, visando oferecer oportunidades iguais de aprendizado e desenvolvimento a todos os alunos. O diagnóstico escolar, uma das etapas do Pibid, desempenha um papel fundamental nesse processo, pois ele envolve a coleta e análise de informações relevantes sobre a escola onde os bolsistas atuam, os alunos atendidos e o ambiente de ensino. Isso inclui avaliar o desempenho acadêmico dos estudantes, identificar desafios específicos de aprendizagem, analisar as necessidades de formação dos docentes e examinar as condições físicas e estruturais da escola. Esses dados são fundamentais para direcionar o trabalho dos bolsistas, permitindo que eles desenvolvam estratégias de ensino mais eficazes, adaptadas às necessidades da comunidade escolar em que estão inseridos. Metodologicamente realizamos pesquisa bibliográfica, realizada a partir da análise de alguns conceitos centrais ao texto, em literatura especializada, (Severino, 2014). Como também, a coleta de dados por meio da análise documental, em especial, dos relatórios com o Diagnóstico da realidade da escola Maria do Carmo. A escola conta com os setores de: direção, secretaria e coordenação pedagógica. Com relação aos recursos humanos a escola tem 19 professores no turno matutino e 11 professores no turno vespertino, 1 técnico administrativo, 1 gestora, 2 merendeiras, 2 profissionais de vigilância, e 2 responsáveis pelos serviços gerais. Sobre recursos didáticos para as aulas de educação física contamos com 4 bolas de vôlei, 2 bolas de borracha, 1 bola de futebol, 4 cones, 4 bambolês e 2 cordas elásticas. Em relação a estrutura funcional da escola, a mesma dispõe de turmas do Ensino Fundamental anos iniciais (1° ao 5° anos) e anos finais (6° ao 9° anos) e também oferece a modalidade Educação especial. Quanto ao espaço físico, são: 8 salas, 1 sala dos professores, 7 banheiros, 1 sala direção/coordenação, 1 secretaria, 1 pátio coberto e 1 descoberto, 1 biblioteca (desativada), 2 depósitos, 1 sala de recursos, 2 cozinhas, 1 refeitório. Concluímos que esse processo foi essencial para entendermos a realidade e as necessidades específicas da instituição e que o diagnóstico nos traz uma visão holística da escola, nos permitindo compreender os desafios socioeconômicos, culturais e educacionais enfrentados pelos alunos e professores, fazendo com que nós estejamos preparados para enfrentarmos uma variedade de cenários escolares nos tornando profissionais comprometidos e capazes de trabalhar em prol do coletivo.