O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), criado pelo decreto nº 7.219/2010, tem como objetivo primordial fomentar a iniciação à docência e aprimorar a formação de futuros professores de nível superior no Brasil. Essa iniciativa desempenha um papel fundamental na melhoria da qualidade da educação básica pública ao integrar licenciandos com o ambiente escolar durante sua formação acadêmica. Essa imersão precoce é crucial para que os futuros educadores se sintam parte ativa da comunidade escolar e se preparem adequadamente para a atuação nas salas de aula. A formação de professores é um processo complexo que envolve a colaboração entre o professor formador da instituição de ensino superior, o professor supervisor da instituição de ensino básico e o licenciando. Essa colaboração é essencial para desenvolver profissionais qualificados e comprometidos com sua função educacional. O PIBID desempenha um papel significativo nesse processo, proporcionando aos alunos a oportunidade de adquirir experiências práticas que resultam em insights valiosos. A prática reflexiva é um elemento-chave nesse processo, permitindo que os futuros educadores explorem novos métodos de ensino e abordagens ativas que envolvam os alunos de forma efetiva no processo de aprendizagem. Isso ajuda a preencher a lacuna entre a teoria acadêmica e a prática escolar, preparando os graduados para enfrentar os desafios da sala de aula. O PIBID Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, reaberto em 2023 após cinco anos, concentra-se em formar professores com sólidos conhecimentos científicos e pedagógicos na área da Química. O programa visa preparar esses futuros educadores para atuar na Educação Básica com um olhar crítico e comprometido com a promoção social e a cidadania. Os resultados de um estudo realizado com licenciandos bolsistas do PIBID Química na UFRJ destacaram uma mudança significativa na compreensão dos participantes sobre o programa. Eles passaram a enxergá-lo como uma oportunidade valiosa para construir uma formação mais sólida e reflexiva, reconhecendo a importância da experiência prática na escola pública. Essa vivência desde o início da graduação prepara os futuros professores para compreender a dinâmica escolar e os desafios enfrentados. Em resumo, o PIBID desempenha um papel crucial na formação de educadores, promovendo a integração entre teoria e prática, enriquecendo a formação profissional e fortalecendo a educação pública no Brasil. Essa colaboração entre universidade, escola e licenciandos é essencial para preparar educadores mais conscientes e ativos.