O objetivo deste trabalho é confirmar a contribuição do Programa Residência Pedagógica em Matemática da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) nas práticas iniciais docentes, na qual a autora descreve estas práticas docentes experienciada com os graduandos da licenciatura em matemática, que ocorreu em uma escola pública do município de Porto Velho (RO), na 2ª série do Ensino Médio no ano de 2022. Como problema da pesquisa trouxe seguinte pergunta: o residente do Programa Residência Pedagógica contribui no ensino aprendizagem de matemática para alunos da 2ª série do nível médio? O trabalho justificou-se pela imprescindibilidade de averiguar se os residentes em matemática colaboram no processo de ensino aprendizagem dos estudantes da 2ª série do nível médio. A metodologia utilizada foi por meio de uma abordagem qualitativa, quanto aos objetivos é uma pesquisa exploratória, descritiva e referente aos procedimentos uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa participante pois segundo Gil (2022), pesquisa participante é aquela que correlaciona o pesquisador e os participantes na pesquisação. Os procedimentos metodológicos aconteceram na Escola Estadual Professor João Bento da Costa no município de Porto Velho-Rondônia, para 98 estudantes da 2ª série do ensino médio. Os residentes em sala de aula tiveram a oportunidade de compartilhar seus conhecimentos teóricos com os estudantes assim como a prática na atividade docente, proporcionando um ensino aprendizagem duradouro dos conteúdos conceituais e metodologias e práticas, correlacionando com a construção dos conhecimentos educativos em matemática. Os residentes do PRP obtiveram a experiência de uma sala de aula com 92 alunos, obtendo desta maneira domínio de sala de aula, interatividade e enfrentando as adversidades como: sala de aula lotada, conteúdos preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Os residentes em suas práticas de ensino, colaboraram na transmissão de conteúdo, resolucionando problemas em sala de aula, aprenderam a utilizar as TIDICS como ferramentas de aprendizagem edificando deste modo uma aprendizagem expressiva.