Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

O PENSAR COLABORATIVO E O FAZER CONSCIENTE EM SALA DE AULA: O RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 104016
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1581
    "inscrito_id" => 8198
    "titulo" => "O PENSAR COLABORATIVO E O FAZER CONSCIENTE EM SALA DE AULA: O RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "Este relato de experiência descreve uma de nossas atividades junto ao Programa Residência Pedagógica de Matemática da UEM relacionada à implementação de uma atividade envolvendo o uso de um jogo intitulado “jogo dos inteiros” desenvolvido na Escola Estadual Juscelino Kubitschek, localizada no município de Maringá, no noroeste do Paraná com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II. Para isso, utilizamos os princípios da pesquisa participante aliada a estratégia do uso de jogos em sala de aula subsidiados pelos estudos de Brandão (1999) e Grando (1995). Nesse sentido, esse relato de experiência tem como objetivo mostrar a importância do fazer coletivo pensado desde o planejamento até a implementação da atividade pensada e escolhida com vistas a possibilitar aos alunos a oportunidade de retomar e melhor compreender o conjunto dos números inteiros e as operações envolvendo esses números de forma lúdica e interessante. A partir da implementação da atividade percebemos que o pensar coletivo auxilia na elaboração de propostas potencializadoras que corroboram com a retomada e fixação de conceitos matemáticos por parte dos estudantes."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID8198_TB1581_26092023145414.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KETHEN ELOINE BOAVENTURA DE JESUS"
    "autor_nome_curto" => "Rua Osvaldo Cru"
    "autor_email" => "ra109125@uem.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 104016
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1581
    "inscrito_id" => 8198
    "titulo" => "O PENSAR COLABORATIVO E O FAZER CONSCIENTE EM SALA DE AULA: O RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "Este relato de experiência descreve uma de nossas atividades junto ao Programa Residência Pedagógica de Matemática da UEM relacionada à implementação de uma atividade envolvendo o uso de um jogo intitulado “jogo dos inteiros” desenvolvido na Escola Estadual Juscelino Kubitschek, localizada no município de Maringá, no noroeste do Paraná com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II. Para isso, utilizamos os princípios da pesquisa participante aliada a estratégia do uso de jogos em sala de aula subsidiados pelos estudos de Brandão (1999) e Grando (1995). Nesse sentido, esse relato de experiência tem como objetivo mostrar a importância do fazer coletivo pensado desde o planejamento até a implementação da atividade pensada e escolhida com vistas a possibilitar aos alunos a oportunidade de retomar e melhor compreender o conjunto dos números inteiros e as operações envolvendo esses números de forma lúdica e interessante. A partir da implementação da atividade percebemos que o pensar coletivo auxilia na elaboração de propostas potencializadoras que corroboram com a retomada e fixação de conceitos matemáticos por parte dos estudantes."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID8198_TB1581_26092023145414.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KETHEN ELOINE BOAVENTURA DE JESUS"
    "autor_nome_curto" => "Rua Osvaldo Cru"
    "autor_email" => "ra109125@uem.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Este relato de experiência descreve uma de nossas atividades junto ao Programa Residência Pedagógica de Matemática da UEM relacionada à implementação de uma atividade envolvendo o uso de um jogo intitulado “jogo dos inteiros” desenvolvido na Escola Estadual Juscelino Kubitschek, localizada no município de Maringá, no noroeste do Paraná com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II. Para isso, utilizamos os princípios da pesquisa participante aliada a estratégia do uso de jogos em sala de aula subsidiados pelos estudos de Brandão (1999) e Grando (1995). Nesse sentido, esse relato de experiência tem como objetivo mostrar a importância do fazer coletivo pensado desde o planejamento até a implementação da atividade pensada e escolhida com vistas a possibilitar aos alunos a oportunidade de retomar e melhor compreender o conjunto dos números inteiros e as operações envolvendo esses números de forma lúdica e interessante. A partir da implementação da atividade percebemos que o pensar coletivo auxilia na elaboração de propostas potencializadoras que corroboram com a retomada e fixação de conceitos matemáticos por parte dos estudantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.