CALEFFI, Calebe Rodrigues et al.. . Anais do IX ENALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/104337>. Acesso em: 21/11/2024 14:10
O presente resumo expandido visa em sua complexidade apresentar práticas vivenciadas pelo acadêmico Calebe Rodrigues Caleffi, supervisora Patrícia Moreira Filgueiras e coordenadora Valdirene Filomena Zorzo-Veloso, do curso de Licenciatura em Língua Espanhola e Literatura Hispânica (Letras Espanhol), da Universidade Estadual de Londrina (UEL), pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES), ocorrido entre os meses de fevereiro à outubro, de 2023, em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio, de tempo integral, do Colégio Estadual Nossa Senhora de Lourdes - Ensino Fundamental II e Médio, pertencente ao Núcleo Regional de Educação do município de Londrina (NRE- Londrina). Nesse sentido, pelo fato do PIBID Letras Espanhol ser desenvolvido sob a supervisão de uma docente da Educação Básica e sob coordenação de uma docente da UEL, será destacado ao longo do trabalho uma das propostas relacionadas ao Programa, bem como a importância da valorização da língua espanhola frente à musicalidade da banda mexicana Rebelde e sua estruturação social, histórica e cultural. Diante disso, busca-se apresentar metodologias que valorizem percepções diversificadas e ações contribuintes para a formação dos estudantes no que diz respeito a pensamentos mais críticos e reflexivos em sociedade, destacando o senso de pluralidade e culturalidade.