Historicamente, o ensino médio realizado no período noturno enfrenta dificuldades como a evasão, a reprovação e a precarização, intensificadas a partir das novas reformas educacionais e curriculares, como o Novo Ensino Médio. Com vistas a isso, o presente trabalho visa discutir, por meio de discussão conceitual e teórica, a influência do neoliberalismo na educação brasileira, com enfoque no contexto de impacto para o ensino noturno de Língua Portuguesa. Analisando as políticas para a última etapa da educação básica, apresentando um panorama sócio-histórico acerca dos caminhos percorridos no âmbito da educação pública brasileira e a onda neoliberal que se expandiu nos último trinta anos, ao final, indaga-se os sentidos e impactos de uma nova reforma curricular para o Ensino Médio noturno. Sob esse viés, pretende-se estabelecer um debate sobre a maneira como a reforma reitera uma lógica tecnicista e excludente, produtora de efeitos segregadores cada vez mais eficazes. Portanto, a necessidade da pesquisa aponta para a constituição de uma política educacional mais inclusiva, de valorização docente e de amparo social aos estudantes. Como referencial teórico, utilizou-se, principalmente, SAVIANI (2013), LAVAL (2019) e DARDOT & LAVAL (2016).