O presente estudo tem como objetivo investigar os retrocessos no campo educacional em decorrência da implementação das políticas educacionais neoliberais a partir do ano de 2016 e os desafios postos à formação docente de modo a evidenciar o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) como espaço de resistência. O estudo adota os moldes da pesquisa documental (CELLARD, 2008) e toma como referente analítico a análise política do discurso tendo como objeto de investigação a implementação das contrarreformas neoliberais que atuam em convergência com a defesa da Pedagogia de Mercado, as quais convertem a educação em mercadoria e instituem a lógica empresarial no campo educacional. A análise toma com centralidade mais especificamente três políticas neoliberais: a Base Nacional Comum Curricular, o Novo Ensino Médio (Lei 13.415/17) e a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Do estudo desenvolvido, conclui-se que o PIBID pode ser constituir como espaço de resistência de modo a fortalecer a educação pública, de qualidade, para todos e socialmente referenciada.