O semiárido brasileiro é caracterizado por abrigar o bioma Caatinga, e marcado pela irregularidade das chuvas característico da semiaridez climática, diante disso, essa irregularidade pluvial e eleva evapotranspiração, os efeitos da estiagem causam impactos na agricultura de subsistência, o que provoca o agravamento dos problemas socioeconômicos. Nesse contexto, o artigo pretende analisar a utilização de músicas como recurso didático para o estudo do semiárido brasileiro. A metodologia utilizada constitui-se da pesquisa bibliográfica e documental sobre o semiárido e o fenômeno da seca e suas múltiplas dimensões, bem como, de músicas sobre a temática que possibilitam maior engajamento dos alunos, permitindo reflexões sobre a região semiárida e seus principais desafios. Considera-se que a discussão do semiárido com esse recurso possibilitou melhor compreensão dos aspectos socioeconômicos e naturais, bem como, das estratégias de convivência com a seca. Portanto, a utilização de músicas, associado a utilização de outros recursos como vídeos e espaço do semiárido na escola permitem aos estudantes compreenderem melhor as potencialidades dessa região, que vai além das narrativas de pobreza.