O estudo foi desenvolvido no componente curricular Práticas de Iniciação à Docência que é parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O objetivo é analisar a sequência didática desenvolvida pelo grupo, composto por oito estudantes, do Projeto Interdisciplinar - Letras, História e Ciências Biológicas, a fim de refletir sobre o uso de textos autênticos no ensino de língua portuguesa e a proposta de criações escritas e de um produto final. Para as análises da sequência, foi utilizada uma aproximação à Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011) e elaboradas três categorias para reflexão: a) a abordagem em sala de aula a partir de textos autênticos, b) a produção escrita autoral como exercício e c) o produto final como um novo começo. Ao final do estudo, percebemos que é importante a abordagem pelo uso de textos autênticos no ensino de língua portuguesa e, quando possibilitada uma atividade com o objetivo definido, com os interlocutores reais e com a análise profunda de um gênero, a escrita se torna mais significativa e o produto final, mais próximo ao cotidiano dos estudantes. Também é evidente a relação dessas perspectivas com as atividades desenvolvidas pelo grupo ao longo da sequência didática, pois espera-se que as práticas elaboradas sejam atrativas aos estudantes, além de trabalhar muitos conceitos linguísticos e o gênero textual, reportagem.