COSTA, Isadora Silveira Da et al.. . Anais do IX ENALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/104557>. Acesso em: 22/11/2024 02:01
Esse trabalho estuda a relação entre o papel dos meios institucionais na construção e na manutenção das estruturas materiais e subjetivas de uma Escola Estadual de Ensino Médio, em Porto Alegre (RS). A análise é feita a partir da atuação pelo Programa de Residência Pedagógica em Sociologia da UFRGS, que tem como objetivo estabelecer um vínculo entre o ensino superior e o ensino básico, assim como aprofundar a formação docente teórica e prática. Desde março de 2023, acompanhamos as disciplinas de Sociologia, Iniciação Científica e Mundo do Trabalho. Nosso enfoque se debruça sobre um recorte situacional em que a instituição permaneceu cerca de 40 dias sem acesso a energia elétrica, com as aulas e todo o funcionamento das demais atividades ocorrendo no escuro, dependendo da iluminação natural. Esse recorte se deve à importância e às reverberações ocasionadas, seja pela percepção efetiva dos alunos e dos professores no próprio cotidiano, assim como a alteração na dinâmica das aulas, que contribuíram para dificultar a permanência das e dos estudantes em sala de aula. Para isso, exploramos a relação entre a estrutura da escola e a qualidade da educação, conhecida como “efeito escola”, e a sua relação com a evasão escolar a partir da realidade encontrada na experiência com o Ensino Básico. Destacamos que a estrutura da escola, além dos fenômenos estruturais da sociedade, influenciam diretamente na vida educacional dos estudantes e também dos profissionais da educação.